Saiba mais sobre o DETOX


Atualmente ouvimos falar muito sobre a dieta DETOX ou fazer um DETOX, e para esclarecer algumas dúvidas a Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, Marina Lutzoff respondeu algumas perguntas.

1)     O que é detox?
Nutricionista Marina Lutzoff: O detox – ou processo de detoxificação – é o processo natural realizado pelo organismo  para eliminar ou reduzir a atividade de determinadas substancias tóxicas, fazendo com que elas sejam eliminadas do corpo pelo suor, urina, fezes e bile.
2)     Por que se fala tanto atualmente, é um método novo?
Nutricionista Marina Lutzoff: Acredito não ser um método novo, mas como a procura por um emagrecimento saudável, as pessoas estão optando por métodos que auxiliem nessa mudança de hábito e as deixem mais dispostas para o dia a dia.
3)     O detox ajuda eliminar toxinas e emagrecer?
Nutricionista Marina Lutzoff: Seu objetivo principal não é o emagrecimento e sim otimizar a excreção ou eliminação de substancias toxicas, fazendo com que o organismo melhore seu funcionamento de maneira mais equilibrada.
4)     Como funciona?
Nutricionista Marina Lutzoff: O detox funciona com a remoção de toxinas da dieta como adoçantes, bebidas alcoólicas, alimentos com corantes e conservantes, alimentos alergênicos (açúcar, farinha branca, gordura trans, lacticínios) e incluir alimentos que contribuem para a detoxificação como as brássicas (couve-flor, brócolis, couve-manteiga, repolho), cúrcuma (açafrão), chá verde, alho, própolis, limão.
5)     Detox e dieta detox são as mesma coisas?
Nutricionista Marina Lutzoff: Sim são as mesmas coisas.

Segue abaixo uma receita de um suco DETOX:

1 cubo verde (bater 1 folha de couve + folhas de hortelã + 1 pedaço pequeno de gengibre +100 ml de água de coco )
Suco de 2 laranjas
1 beterraba pequena
1 colher de chá de semente de linhaça dourada
1 colher de cha de maca peruana
200 ml de água
Ideal tomar pela manha ou antes do exercicio


Dieta Detox. Nota técnica do CFN 
Para potencializar esse processo evite: alimentos industrializados com corantes e conservantes, alimentos com adição de açúcar e adoçantes, refrigerantes e bebida alcoólica. Inclua alimentos de coloração verde escura como brócolis, espinafre, rúcula e agrião, por exemplo, beba bastante água e chás e prefira carnes brancas e grãos (são proteínas de melhor digestão).
5 receitas de bebidas detox para consumir durante esse período 
1) 1 litro de chá verde batido com 1 xícara (chá) de hortelã fresca picada
2) 1 litro de água de coco batida com 1 xícara (chá) de cidreira natural picada
3) 1 litro de água batida com 2 folhas de couve
4) 1 litro de chá de dente de leão batido com 1 xícara (chá) de salsinha picada
5) 1 litro de água batida com 2 rodelas de gengibre e 1 talo de salsão




Comentários